sábado, março 26, 2011

RESENHA: Ame o que é seu - Emily Giffin


Ellen está casada com Andy, o irmão da sua melhor amiga, mas um reencontro com seu ex-namorado Leo traz lembranças e dúvidas para a cabecinha dela. Seu marido é lindo, charmoso, trabalhador e muito amoroso, mas o que ela teve com o seu ex foi muito mais que... intenso. Como esquecer uma relação dessas?


Eu pensei muito no que dizer sobre esse livro e no que eu realmente senti. Primeiro deixe-me dizer por que eu o li, rs; Hoje terá o clube do livro aqui em Vix e dentre os livros que foram escolhidos, eu fiquei em dúvida entre comprar Casamento Duplo e Ame o que é seu. Como eu não vi muitas coisas positivas sobre o Casamento Duplo e eu vi na orelha do Ame o que é seu, que a autora é a mesma que escreveu O noivo da minha melhor amiga, eu pensei logo de cara: então é esse que eu vou levar. Isso porque O noivo da minha melhor amiga é um livro perfeito, eu li ele umas três vezes já e o adoro! E foi mais ou menos esse o meu erro ao começar a ler Ame o que é seu.

Não me entendam mal, o erro não foi ler o livro, foi começar a ler o livro pensando que seria parecido, muito parecido com o outro livro que eu já tinha lido da autora e eles na verdade não tem quase nada em comum. É verdade que ambos têm conflitos em seus enredos, mas o Ame o que é seu, é bem mais sentimental e introspectivo, o que devo confessar, deixou a narrativa um pouco parada e densa. Não que isso seja um ponto negativo para o livro, pois muitas pessoas gostam de livros assim, como pode ser observado pelo sucesso que ele está fazendo, mas não é o meu tipo de livro, só isso.

Eu ficava super feliz quando as coisas mudavam de cenário e simplesmente enlouqueci torcendo para ter um conflito, rs, o que pra mim foi o auge total do livro e também a dúvida que me fazia sempre querer alcançar o final do livro: Com que Ellie ficaria? Com o Andy ou com o Leo?

A verdade é que este livro tem uma história muito realista sobre as questões e dúvidas das mulheres: será que estamos felizes com o que temos hoje? Ou seria melhor se lá trás tivéssemos feito diferente?

Só tenho uma coisa a dizer, o final valeu todo a pena! 

Se vocês não conhecem o livro O noivo da minha melhor amiga, vou fazer uma palhinha dele para vocês (essa capa não é linda?):

Sinopse:

O Noivo da Minha Melhor Amiga conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça, sempre vista por si mesma e por seus amigos como a "certinha" e bem-comportada, muda radicalmente no seu aniversário de trinta anos, após a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy. 


Meio deprimida por chegar aos trinta sem o marido e os filhos que imaginava ter a essa altura da vida, Rachel se excede na comemoração e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo da sua melhor amiga. Até a noite em que ficou com Dex, Rachel era o modelo de filha e amiga perfeita, embora se visse como um fracasso. Nunca transgrediu as leis, nem mesmo as de horário de trabalho, ao contrário da egoísta, narcisista mas irresistível Darcy, em torno da qual Rachel e, posteriormente, Dex sempre orbitaram. Enquanto a boa moça e tímida Rachel teve alguns poucos namorados e conseguiu um emprego estável porém sem graça num escritório de advocacia, a linda e popular Darcy namorou todos os bonitões do colégio, construiu uma glamourosa carreira de Relações Públicas e sempre conseguiu tudo o que quis, inclusive manipular e obrigar Rachel a fazer o que desejava. 

E agora, após uma noite com o noivo da melhor amiga, Rachel acorda determinada a esquecer para sempre o fatídico encontro, mas acaba descobrindo que sempre amou Dex. E, apesar da amizade a Darcy, começa a perceber que ela não é exatamente o que se espera de uma melhor amiga. À medida que a data do casamento se aproxima, Rachel se desespera com a urgência da decisão que precisa tomar e acaba passando por uma profunda reavaliação de sua vida, para concluir que "certo" e "errado" são conceitos muito relativos. Narrado em primeira pessoa por Rachel, o livro ganha a simpatia do leitor pela empatia da protagonista, que expõe suas dúvidas e sentimentos de forma muito honesta e humana. E o final reserva grandes surpresas.

É isso pessoinhas, espero que tenham gostado, amanhã sem falta terá Na minha caixinha do correio com muuuuitas coisinhas!

Beijão
Iza
Três estrelinhas

5 comentários:

  1. Iza, eu ainda nao li nada da autora. Mas eu estou super interessada. Sabe qdo vc vê uma coisa e a mão coça para ir lá e comprar? Qdo parece q sem essa coisa vc não será feliz? Eu e minhas loucuras.... mas a verdade é q agora eu tive essa sensação!

    Eu qro!

    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Com as coisinhas faladas no clube do livro hoje fiquei morrendo de vontade de ler esse livro :D *--*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Iza, é bom quando a gente lê um livro e pode usar os questionamentos pra nossa vida!

    ResponderExcluir
  4. Hey, Iza!

    Já vi esse livro, mas não tenho vontade de ler, não. E eu não conhecia O Casamento da Minha Melhor Amiga. Vou procurar.

    Sobre o livro O Mestre dos Dragões Vermelhos, é nacional, sim. A autora é a Alexandra Jahnel. Livro óóóóótimo!
    Recomendo!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Isa, estava dando uma passadinha em seu blog e vi essa super resenha. Nossa, os dois livros eu já li(nunca fiz resenha) mas adoro os dois. O jeito que a autora escreve me cativa. Mas o noivo da minha melhor amiga é muito bom. Viu que o título de Ame o que é seu é spoiler? ahsuhauhas
    Beijos
    Delírios de Salomé

    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

    ResponderExcluir