quinta-feira, junho 02, 2011

RESENHA: EM CHAMAS - Suzane Collins



Por favor, se você ainda não leu Jogos Vorazes, não leia essa resenha, ela possui spoilers sobre o primeiro livro, mas não deixe de deixar um comentário, ok?!

Katniss voltou como vitoriosa para o Distrito 12, juntamente com Peeta, porém, o falso clima de romance de antes não existe mais agora que eles voltaram para a ‘vida real’. Agora eles vivem na Vila dos Vitoriosos e Katniss e sua família não passa mais fome, possuindo dinheiro para viverem confortavelmente.

Entretanto, os 75 anos de Jogos Vorazes estão se aproximando e haverá um Massacre Quartenário. No marco de 25 anos algo especial é preparado, nos 50 anos foi enviado o dobro de tributos para a Arena, o que eles poderiam fazer agora?

Como se não bastasse esse iminente jogo, a atuação de Katniss no final dos últimos jogos vorazes é vista como revolta contra a Capital, quando na verdade a sua única intenção era manter ela e Peeta vivos. Ocorre que essa perspectiva parece não ter sido somente vista pela Capital, mas também por muitos distritos, como Katniss se encaixará nesse turbilhão de acontecimentos imprevisíveis e totalmente fora de seu controle?

Minha Opinião:

Ok, eu não sei se eu quero matar a Suzane ou abraçá-la, por escrever um livro tão maravilhoso quanto esse.

O livro na sua primeira parte e até mais um pouco da metade se passa com Katniss no Distrito 13, a sua nova rotina e como fico a situação com Peeta e Gale. O acontecimento que está se aproximando é a passagem que o vitorioso, neste caso os vitoriosos, precisam fazer em todos os distritos para privilegiar e legitimar os Jogos Vorazes. Essa é uma parte interessante, mas eu achei que passou um pouco rápido demais, a autora poderia ter aproveitado mais essa passagem para desenvolver o relacionamento dos personagens. Para falar a verdade, sentimos que os acontecimentos nesse livro são bem mais rápidos que o primeiro e um pouco menos intensos, mas de maneira nenhum se tornou pior do que o primeiro livro. Eu gostei tanto desse como de jogos vorazes, acho que a continuação está à altura do primeiro livro.

Agora é esperar pelo desfecho em Mockingjay (Tordo) e parece que será emocionante de acordo com algumas resenhas que eu tenho visto, espero que seja o final que eu estou esperando ^^

Aproveitando a oportunidade, vou comentar a respeito da sinopse desse livro, é verdade que quem a lê saberá que a Katniss não morreu nos Jogos Vorazes, no livro 1, mas isso é meio que óbvio, pois como haveria a continuação? Mas mesmo assim fica um pouco ruim porque dá para saber que Peeta também não morreu, mas quem não quer saber como terminou o primeiro livro não pode ler a sinopse do segundo, não é? Ainda mais sobre um livro que possuir um desfecho que é o marco da história.

Enfim, quem ainda não leu qualquer um dos livros, por favor, não lei a sinopse dos livros, rs, eles realmente tem spoilers. 

Alguém aí ainda não deu uma olhada na nossa Katniss do cinema? Bem, aqui está ela, Jennifer Lawrence.


10 comentários:

  1. Eu não li Jogos vorazes, mas sou doida para ler. Está no topo da minha lista de desejados! Eu qroO!

    Não pude ler sua resenha... mimimimi

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Iza, eu gostei mais de Jogos Vorazes, mas acho que quando sair o último, vou gostar mais dele!!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou apaixonada por esse série! E como você eu não sei se bato ou abraço a Suzanne por me dar uma história tão maravilhosa e ao mesmo tempo me valir por livros tão caros... kkkkkkkk

    Eu estou maluca para ler Em Chamas. Parece que vai ter um pouco menos de ação, mas minha curiosidade não está abalada com isso. kkkkkk

    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. kkkk, eu amei JV. Não vejo a hr de ler Em chamas e com essa resenha! Quero ver logo o triângulo amoroso. haha
    beijos;*
    Delírios de Salomé

    ResponderExcluir
  5. CARA, eu não li jogos vorazes! Me sinto a única pessoa do planeta que não leu este bendito livro[?]. Anyway, as capas deles são lindas, os marcadores são lindos, tudo é lindo. Quero muito ler DDD: E mal posso esperar para sair o filme (apesar de, como sempre, não esperar tanto de um filme). Beijos, *-*

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Então você não vai quer mata-la e sim abraçar a autora por fazer um livro ótimo, minhas expectativas estão muito altas por essa série, estou louca pra ler e espero não me arrepender. =)

    ResponderExcluir
  7. Quero muiiito Em Chamas, mas como você ganhou ele no meu lugar (¬¬') kkkk' eu não sei quando eu vou poder lê-lo, mas sua resenha só me deixou mais ansiosa! :P
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo o primeiro livro e estou adorando, não vejo a hora de comprar o segundo e ver como será o filme também!
    Ótimo post!
    Karlinha
    www.coffieandmovies.com.br
    Não deixe de visitar, aproveite as promoções que estão rolando!

    ResponderExcluir
  9. oi parceira, td bem?
    olha, eu queria pedir pra qnd vc tiver um tempinho
    mudar o banner do meu blog, mudei o layout e melhorei o banner
    o novo vc encontra no lado direito do meu blog
    http://www.titulosdelivros.blogspot.com/

    brigada
    bjinhus

    ResponderExcluir
  10. Eu achei esse melhor que o primeiro :D Fiquei morrendo pra ler o próximo! :D
    Ótima resenha!

    beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir