quinta-feira, janeiro 06, 2011

RESENHA: Os Sete

Os Sete - André Vianco

Sinopse:
Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um náufrago no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres apresionados, acusados de bruxaria. Apesar das afvertências grafadas no objeto de prata, a equipe do departamento de história da Universidade Soares de Porto Alegre decide ciolar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda...

Resenha:

Vampiros no Brasil? Seria o Nostradamus brasileiro? Ou Edward e Bella em lua de mel? Antes fosse, mas o que está prestes a ocorrer na cidade litorânea de Amarração não é nada comparado às lendas brasileiras ou a um casal recém casado, pois estes sim são monstros de verdade...
Três amigos, Tiago, Cesar e Olavo descobrem um navio naufragado na costa da praia de Amarração e através da amiga deles, Eliana, conseguem apoio da Universidade local para trazer o achado à vista de todos. Mas o que mais os impressionou foi uma caixa grande e toda de prata contendo sete cadáveres conservados.
Se ao menos houvessem acreditado nos avisos escritos na estranha caixa, aqueles 7 não seriam libertos.
Inverno, Acordador, Lobo, Tempesdade, Gentil, Espelho e Sétimo. Sete demônios, sete vampiros. Porém, os avisos foram ignorados e o inevitável aconteceu. Inverno acordou para colocar medo e congelar quem ficasse em seu caminho. Agora era só questão de tempo até os outros seis acordarem.
Como poderão sobreviver os protagonistas dessa estória macabra? Deveriam ficar e lutar? Ou deveriam correr para tentar salvar seus pescoços?
Este é somente o começo da narrativa, pois as estórias de André Vianco são sempre bem densas, enquanto um capítulo foca alguns personagens, os dois seguintes focam outros. E assim o enredo vai sendo formado, sempre com riqueza de detalhes e opiniões dos personagens sobre determinados acontecimentos.
Eu não gosto particularmente da narrativa deste autor, pois às vezes demora a ocorrer o que é esperado, mas isto se deve ao fato dele focar diversos acontecimentos quase ao ‘mesmo tempo’, um em cada capítulo. E, devido a isso, o encontro de todos somente ocorre quando o livro está quase acabando. Mas esta é uma característica dele e tenho certeza que muitos leitores apreciam.
Além disso, não há como negar que a estória foi bem criada, estruturada e apresentada, sem esquecer o fato dela ser inédita, pois temos que recordar que Os Sete surgiu bem antes de toda essa onda vampiresca.
Eu já li Sétimo, a continuação de Os Sete, mas isso faz alguns anos atrás (leia-se 2005!), isso porque eu comprei o 2º livro por engano ao invés do 1º e o li, sério! Podem rir de mim...kkkk
Por isso, estou muito feliz de finalmente ler o primeiro e matar a curiosidade de muita coisa que era dita no segundo que eu não entendia, ufa!
André Vianco é um ótimo escritor, mas não tem a leitura das minhas preferidas. Eu gostei bastante de Sétimo quando o li e arrisco dizer que ele é melhor que Os Sete.
Então, aí fica a dica de livros sobre vampiros bem diferentes do que temos visto atualmente (vampiros que brilham...rs).
Beijão!

Iza

2 comentários:

  1. Adorei o novo Lay!
    Já escutei mto desse livro e até q não estava interessada, aaté agora. Amei sua resenha!

    Qro ler alguma coisa diferente qdo o tema é vampiro! rs

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, q bom q vc gostou!!! Fiquei um ano p fazer XD kkk
    Esse é tema realmente diferente, espero q vc goste!
    Bjao

    ResponderExcluir