domingo, janeiro 30, 2011

RESENHA: Por favor, não deixem a dor regressar

E a resenha do livro que li e já mostrei para vocês:
Por favor, não deixem a dor regressar – Darlan Hayek Soares

Este livro conta a estória de Joel, um trabalhador pobre que tinha o sonho de se tornar escritor. A vida dele sempre foi muito sofrida, desde a infância, uma vez que seus pais tinham quatro filhos e pouco para sustentá-los, mas eram muito felizes e unidos, pois o pai deles sempre fazia com que eles se sentissem especiais. Porém, isso muda quando o pai de Joel morre e, como este era o pilar daquela família, ela se desestrutura. Cada filho toma o seu rumo e Joel, como único filho homem, toma o antigo cargo de seu pai.
Enquanto trabalhava para o velho Ernesto, Joel tentava publicar seu livro, mas este sempre era negado pelas editoras. Num certo ponto da estória, sua vida parece estar prestes a mudar quando o seu patrão o incumbe de ir a capital visitar um orfanato. Joel descobre, então, que havia um pequeno campo de concentração com ideais nazistas nos dias de hoje, onde eram feitas torturas e mortes com os estrangeiros. Assim, Joel jaz o que julga necessário para que a dor nos tempos do holocausto não volte mais.
O livro possui uma temática muito interessante e importante, mostrando “na realidade” como foram sofridos os tempos de Hitler. Mas acho que o mais importante foi mostrar como o ser humano pode ser cruel um com o outro, seja com estrangeiros ou mesmos com os seus conterrâneos desde que contrários aos seus ideais.  Acontecem coisas nos livro que nos chocam e nos fazem pensar que, naquela época, as coisas foram mil vezes pior e aquilo era só uma demonstração ínfima do que de fato aconteceu.
Eu não gostei do começo do livro, achei um pouco dramático e eu não gosto muito desse gênero. Realmente não é do tipo de livro que eu gosto e estou acostumada a ler e achei que demorou um pouco para o que era o tema do livro acontecer. Mas depois que as coisas foram acontecem eu me interessei mais e passei a ter mais simpatia pela estória e pela mensagem que ela tinha a passar. Ele também é bem pequeno, sendo rápida e fácil a leitura.
Além disso, o livro foi bem escrito e eu particularmente gostei da forma como foi apresentado o final, não exatamente o que aconteceu, quem leu vai entender o que eu quero dizer =D.
Capa: está de acordo com o conteúdo do livro.
É só, até mais! Breve resenha de Jogos Vorazes!
Iza

4 comentários:

  1. oi Iza
    vim aqui responder o comentário que vc deixou no meu blog, sei q eu fiz duras criticas ao livro, mas acho que ainda é uma leitura válida!
    Se você tiver um tempinho eu recomendo!
    obrigado por acompanhar meu blog
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei a resenha, também não gosto muiiito desse estilo não, mas quem sabe um dia eu tento?
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Resenha bacana Iza. Eu também não curto muito os livros parados e sem movimentação. Não sei, me deixa ainda mais monótona.

    Ok, você não foi no clube do livro e perdeu. =P
    Foi muuuuuito bom!!! Pode deixar que seu marcador está aqui, viu? Agora só você ir no evento de crescendo, dia 19 e eu te dou... kkkkk
    É quase uma chantagem isso que eu estou fazendo, enfim... xD

    Beijos!
    Aline
    Memoirs and Books

    ResponderExcluir
  4. Que legal!
    Eu gosto de livros dramáticos e gosto da proposta desse livro. Acho diferente do que temos atualmente. Adorei a resenha. Simples, direta e sem spoiler.


    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir