terça-feira, maio 10, 2011

RESENHA: Destino - Ally Condie

Cassia vive num mundo onde a Sociedade governa, em todos os sentidos, a vida das pessoas. Desde os seus nascimentos até as suas mortes. Há possibilidades mínimas de escolha dentre o fornecido e ainda assim tudo é monitorado. A sociedade diz que assim as pessoas terão condições de vida boa e igual para todos os seres humanos e que, na verdade, esse é o melhor modo de vida que existe.

Além disso, tudo que foi considerado desnecessário foi destruído e guardaram cem categorias de tudo, como música e poemas. Todos moram em casas iguais, com roupas comuns e o que diferencia as pessoas são apenas seus empregos.

É possível escolher entre ser solteiro ou ter um par. Mas escolher ter um par implica na escolha pelo sistema de pares da pessoa que possui mais compatibilidade com você. Dificilmente os pares se conhecem antes do banquete de pares, mas isso aconteceu com Cassia.

O seu par se revelou ser o seu melhor amigo, Xander. Ela nunca pensou que teria tanta sorte até que assistiu o cartão que supostamente teria todos os dados de Xander. A tela ficou preta para revelar o rosto de outra pessoa, alguém também conhecido. O que estava acontecendo? Será que a sociedade havia errado?

Minha opinião:
Ok, no começo eu fiquei realmente surpresa com o grau de controle que a Sociedade exercia sobre as pessoas, controlando até a quantidade de comida que cada um teria. Achei um total absurdo e fiquei com raiva das pessoas que acreditavam naquela mentira. Mas depois pensei que aquilo tinha um fundo de benefício, pois assim não haveria fome e pobreza que vemos hoje.

Mas depois de um tempo a Sociedade não se revelou perfeita, pois as pessoas não eram tratadas como iguais realmente, pois existiam aqueles rotulados como aberrações e anomalias e estes não eram tratados de forma igual. E também existem as províncias exteriores, onde as pessoas não viviam com as mesmas condições das que viviam sociedade.

Foi muito gratificante ver o desenrolar da história, mas eu realmente fiquei muito em dúvida entre Xander e Ky, pois ambos são muitos admiráveis e fique com raiva por Cassia também ficar em dúvida, mas se eu fosse ela talvez eu tivesse feito da mesma forma.

O final ficou dentro do esperado e Crossed com certeza é um dos livros mais aguardados.

3 comentários:

  1. Ahhhh semana passada quase comprei esse livro, mais acabei escolhendo outro.

    Já li algumas criticas negativas, mais eu estou ansiosa para ler, afinal eu gostei do tema do livro o "controle da sociedade"...

    Bjoos
    Sam
    UP BOOK

    ResponderExcluir
  2. Eu li deestino e gostei bastante a temática é bem diferente desse outros livros né?
    Gostei muito de seu post flor!
    www.coffieandmovies.com.br
    Não deixe de visitar!

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Menina, estou completamente doida para ler esse livro. Assim q chegar, desculpa, mas vai passar a frente na lista de leitura. Qro mto!

    Fiquei curiosa com o q escreveu quanto ao controle da sociedade. o.O

    Haja ansiedade!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir