sexta-feira, maio 13, 2011

RESENHA: GONE - O Mundo Termina Aqui - Michael Grant

GONE – o mundo termina aqui

Praia perdida é uma pequena cidade praiana conhecida pela Usina Nuclear que há aos seus arredores. A cidade nunca se desenvolveu devido um acidente à alguns tantos anos atrás envolvendo material radioativo. Embora não haja qualquer possibilidade de contaminação, as pessoas preferem ir para outro lugar do que para a Praia Perdida. Devido a isso, todos se conhecem, a não ser as crianças que estudam na Academina Coates, pois lá somente estudam lá crianças problemáticas de pais ricos.

Sam tem 14 anos e estuda na escola local na cidade, mora apenas com sua mãe, pois nunca conheceu seu pai e adora surfar com seu melhor – e único - amigo Quinn. Uma manhã, que poderia ser como todas as outras, muda totalmente a vidas das crianças de Praia Perdida, pois todas as pessoas com 15 anos ou mais desaparecem com um simples puff.

Devido a tal acontecimento, Sam e Quinn se juntam a Astrid, uma garota muito inteligente e bonita que Sam sempre admirou, mas que nunca houve oportunidade de se aproximar dela. Num lugar onde somente crianças estão vivas, os mais velhos, com 14 anos, e os valentões são os únicos com possibilidade de colocar ordem no lugar. Todos ficam meio perdidos até que Caine e seus valentões da Academia de Coates chegam em Praia Perdida e se oferecem para colocar governar a cidade. Tudo estava normal até que a violência excessiva deles causa indignidade nas outras crianças. Todos esperam que Sam faça algo, pois todos lembram dele coma Sam do Ônibus Escolar, que salvou a todos no dia em que o motorista teve um ataque cardíaco.

Acontece que há muito mais do que demonstrações de poder entre valentões envolvido, pois muitas crianças estão desenvolvendo poderes mutantes. O que está em jogo na verdade é a sobrevivência de todas essas crianças.

Minha opinião:
Ok, não há dúvidas que as histórias que podemos considerar com universos alternativos está alcançando sucesso atualmente. E neste caso especialmente a ficção científica. Mas deve ser observado que embora este seja um livro de crianças com menos de 15 anos, este não é necessariamente um livro para crianças menores de 15 anos. Fique muito espantada com a quantidade de violência e maldade que foi nos apresentada nesse livro, muitas vezes eu fiquei chocada e pensando: Como as pessoas, principalmente crianças, tem condições de fazer isso com um igual? Mas todos sabemos como o ser humano é traiçoeiro e os acontecimentos narrados são altamente possíveis. Mas ainda assim é alarmante.

Embora o livro tenha 515 páginas, me prendeu totalmente e li bem rápido. Imaginem a minha surpresa quando soube que haveria mais 5 livros. É verdade que houve história para preencher todo o livro, espero que haja para todos os outros 5 livros.

Sam é um ótimo protagonista, mas ele tem um pouco de síndrome de Superman, não de querer ser herói, mas de não ter a intenção de ser o salvador de todos, sabem? Quando o Clark fica com aquela dúvida: eu viro, ou não viro o Superman? É um pouco frustrante, rs.

Astrid também é uma ótima personagem, sua inteligência se destaca e complementa muito bem o livro. Assim como Quinn e Edílio – o lacucaracha -, que trazem diversão a esse lugar estranho que chamam de LGAR – lugar da galera da área radioativa.

Caine é um bom vilão, assim como o seu capanga Drake, que não possui qualquer humanidade a se observar e por esse motivo é tão perigoso.

Há ainda muitos personagens secundários e admiráveis como Lana, mas que são muitos para serem observados aqui. Só devo dizer que o livro é muito bom e vale muito a pena.

O próximo livro da série é Famintos e está com previsão de lançamento para o segundo semestre aqui no Brasil! Capa americana:

5 comentários:

  1. Sério??? 515 páginas? Achei que teria 200, pensei que fosse bem fino e o seu post ficou completo, ainda não li e pretendo começar essa série logo.

    Obs: Desculpa dar um sumiço daqui, você não apareceu mais no meu blog né? =(

    ResponderExcluir
  2. eu gostei mt desse livro... principalmente do fato de cada capítulo ser uma contagem regressiva para o "puf" do Sam...

    adorei a resenha e estou louca para ler o próximo

    Bjoos
    Sam
    UP BOOK

    ResponderExcluir
  3. Adoreei o livro, mesmo, quero muito continuar a série, apesar de uma blogueira ter falado que o dois não é tão bom, mas que o terceiro volta com tudo :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler esse livro, mas no tempo q vi o preço estava caro, me assustei. haha
    Ainda estou na fase de ficção, e sobrenatural, então qro lê-lo.
    Nossa 500 e pouco págs e ainda tem estória p contar? q bom..
    Beijos;*
    Delírios de Salomé
    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Não sei bem pq mas esse livro não desperta a minha vontade de ler imediatamente. Ele até está em minha lista, mas posso esperar sem ficar ansiosa, como geralmente fico qdo qro mto ler um livro.

    Sei lá... talvez eu mude de ideia qdo tiver o livro em mãos...

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir